domingo, 23 de janeiro de 2011

Concurso "Faça lá um Poema"

Na nossa turma alguns alunos participaram no concurso "Faça lá um Poema".
Os poemas  aqui estão, esperemos que gostem...

          UM MUNDO MELHOR!

Certo dia apareceu uma coisa especial
Tão azul e natural.
Por lá havia todo o tipo de animal
E graças à sua maravilha, nada corria mal…

Ninguém sabia como se chamava
Um dia deram-lhe um nome que toda a gente adorava.
“Mar” era o nome…
O Mar que tinha um grande fundo
Ele era uma maravilha do mundo!

Um dia chegou o homem, com as suas invenções
Destruindo coisas e causando grandes poluições.
Matando animais e plantas
E elas são tantas!

O homem pode ser esperto
Mas para isto já não é.
Muitas espécies morreram.
E muitas nasceram.
Este é o mundo Humano…

Numa tarde, pensei num mundo melhor
Com mar limpo, que não fosse de mal a pior…
Um mundo com pássaros a voar
E raposas a andar.
Um mundo melhor para todos nós
Provavelmente, também para os teus avós…

Comuniquei a todos esta mensagem
Juntamente com uma colagem.
Todos quiseram ajudar
E uma campanha formar.

A campanha foi longe,
Famosa ficou
E o mundo ajudou!

Todos colaboraram
E o mundo melhoraram.
Música era o que se ouvia
E com amor se convivia.

Um dia fui ao mar
De que sempre ia gostar.
Estava tão lindo…
Parecia estar para mim sorrindo.

Dele gostava
Mas ainda poluído estava.
Triste fiquei
Mas logo me alegrei
Quando um animal avistei.
Que lindo o animal
Era uma tartaruga fenomenal!

Foi andando por ali fora
Atravessou montanhas
Um pouco estranhas…
Atravessou palmeiras
Com bandeiras.

Pensei: ” Quem lá as pôs?”
Entretanto vi uma folha
Com uma música que alguém compôs…

Espantada fiquei
Mas a música adorei.
Alegre me senti ao ver um rapaz
Dançando e a cantando a música da Paz.
Com animais em redor
Aquilo parecia acolhedor…

Mais tarde, descobri que era o rei da selva
Amigo dos animais
E da relva…

Disse-lhe: “olá”
E envergonhado ficou
Depois de eu ter visto a dança
Que ele inventou.
Amigos ficámos
E uma coisa combinámos.

Combinámos os animais ajudar
Mas não podíamos protestar.
Os dois cantámos por saber
Que os animais não iriam mais sofrer!

Voltei ao Mar com um amigo
E assim o Mar não corria perigo.
Talvez agora os pássaros voem
E as raposas andem
Neste mundo fantástico.

Grandes animais nos rodearam
E juntos um círculo formaram.
Fiquei a olhar fascinada
Eu estava encantada!

Não resisti a dar um abraço
A esta minha família.
Mas tarde, bebemos chá de tília…

Fui para casa ainda rodeada
A minha mãe até ficou desmaiada.
Com o meu pai aconteceu o mesmo
Assim como ao meu irmão e ao meu cão.

Depois isso acabou
E a mãe connosco a vitória celebrou
A casa estava cheia, quase a rebentar
Não tinha nada que enganar.

Foi uma luta constante
Aliás, uma luta desgastante.
Mas consegui!
E pela primeira vez na vida, sorri…

                                                                                              Joana Estebainha

A MINHA PEQUENA TARTARUGA!
                                                                                                              
Vi uma tartaruga
Disse aos meus amigos
- Caluda! Uma tartaruga…

Começou a chover
E a tartaruga começou a sofrer.
Peguei nela e levei-a para casa
Dei-lhe comida
Coitadinha da minha pequena…

Vesti o casaco e fui para a rua
Logo vi uma pequena coisa, era a lua!
Fui para casa e despi o casaco
A minha mãe logo ralhou comigo
E eu liguei ao meu único amigo.

Fiquei-me a olhar para a tartaruga
Dei-lhe o nome de “Cuga”
Pequena tartaruga
Mas era a minha “Cuga”.

Ela também olhou para mim
De repente, reparei que cheirava a jasmim
A pequena flor mais querida
Mas infelizmente desaparecida…

A minha mãe nessa altura chamou-me
E começou a falar
Eu saí da cozinha a dançar.

De repente dei um trambolhão
E comecei a chorar
A dor parecia o morder de um tubarão
Logo me curei
E nunca mais chorei
E livre fiquei
Como? Não sei!
                                      Mónica Ramos



LUÍS DE CAMÕES

Luís de Camões
Adorava limões
Numa Batalha perdeu um olho
Ficando assim zarolho…

Roubou um coração
E tudo perdeu a emoção
Tantas raparigas…
Criaram muitas brigas!

Na sua mão
Havia um bocado de pão
Para o poder comer
E ao mesmo tempo o ver

Ele era original
E muito especial
A ele,  ninguém era igual!

                                 Catarina Alpalhão


 A PAIXÃO

A rosa é o amor
A chama é a paixão
Mas com o meu amor
Canto-te uma canção…

O amor do meu coração
Bate, bate com a minha paixão
Do fundo do meu coração
Por causa da minha compaixão.

Com a chama do meu coração
Arde a minha paixão
Dói de amor o meu coração
Amo esta minha paixão!

                               Carlos Coxilha



                                                        O AMOR


O amor bate com força
No meu coração
E canta baixinho
                                                               Uma canção...

O amor é forte
Mas é bonito
                                                               Dói e é infinito...

Correm lágrimas
Pela minha cara
Dói tanto
                                                                E tu dizes: Pára!

O amor é tão bonito
Nasce e morre
Mas não desaparece
Encanta toda a gente
                                                                E segue sempre em frente ...

O amor é amizade
Mas às vezes é falsidade.
As pessoas apaixonam-se
Amam-se e odeiam-se
Assim é o amor
Nunca faz um Favor…
                                                            Iulia Scripnic


          A ROSA DO AMOR
                                     

A rosa do Amor
É a magia da flor
Que combina com a cor
A cor do Amor!


Sua cor é vermelha
Cor da paixão
Cor ardente
Do meu coração.


Com a cor
Da minha paixão
Rosa linda, rosa vermelha
Rosa do meu coração…


Rosa que estás no jardim
As tuas pétalas cheirosas
São formosas
E cheiram a jasmim!


Rosa formosa
Que linda estás
As tuas pétalas
São bonitas, formosas
E…cheirosas!                                      


                                Alexandra Ribeiro





10 comentários:

  1. Os vossos textos tao lindos pois finalmente tiveram de saber quem ganhava gosto muito do do primeiro nao é por ser mais istenso é porque realsa transmito-nos uma mensagem.
    Rute tavares turma 12

    ResponderEliminar
  2. Lindo poema MÒnica! Onde te inspiras-te nessa tartaruga?
    Catarina Alpalhao turma 12

    ResponderEliminar
  3. Adoro o poema da Iulia é verdade o amor doi e ás vezes è falsidade muito bem,alem de ser verdade tambem,rima,«GENIAL» Iulia!
    catarina alpalhao turma 12 ebi de santa maria

    ResponderEliminar
  4. Os vossos poemas são muito bonitos.
    Turma 22 - Baleizão

    ResponderEliminar
  5. Adelaide,
    Muito obrigada por nos teres visitado! Ainda bem que gostaste do nosso blogue. Relativamente à turma 12, adorei todos os poemas, mas destaco "Um Mundo melhor". Está fantástico!!! Vou dá-lo a conhecer aqui na EB1/JI de S. Matias. É digno de um prémio! Parabéns!
    Teresa (S. Matias) - blogue "As nossas histórias"

    ResponderEliminar
  6. Os vossos poemas são fantásticos especialmente o da Joana,mas os outros também estão fantásticos.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. O poema de Luís de Camões é engraçado pois dá vontade de rir.
    LOOL,LOOL.

    ResponderEliminar
  8. Adoro estes lindos poemas, espero que continuem a fazer mais e a publica-los, para fazer a delicia dos leitores e para desenvolver a vossa capacidade de aprendizagem. Parabéns!
    Inês Franco E.B.I de Santa Maria turma 12 numero 12.

    ResponderEliminar
  9. E pena pois todos os alunos foram para O 5º ano e a professora deixou de vir ao blogger

    ResponderEliminar